Titulo.gif (10329 bytes)

 

CAPELA NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA - PARIS

    

    A Capela é, sem dúvida, muito bela. O seu altar tem predominância da cor azul dando-lhe uma visão muito bela e calma.

    O fresco em cima, evoca a noite de 18 para 19 de Julho de 1830 em que a Irmã Catarina Labouré recebeu a primeira visita da Virgem Maria.

   Quatro meses mais tarde a 27 de Novembro , a Irmã Catarina, no silêncio da oração, vê a Virgem Maria com os olhos fixos no céu, apresentando a Deus o Globo da Terra, encimado por uma pequena cruz : é o mundo inteiro, todos os homens e cada um de nos. Esta aparição é simbolizada por uma bela escultura na parte direita do altar.

   No centro do altar encontra-se, como é evidente, a cruz de Cristo e atras, Maria em pé sobre o globo, com raios saindo das suas mãos, representando as graças que Maria derrama sobre aqueles que lhas pedem. Ela esmaga a serpente, símbolo do mal. Em torno da sua cabeça, ima coroa de doze estrelas. Ela é a Mãe da Igreja, fundada sobre os 12 apóstolos, e também nossa Mãe.

   Os dois corações de Jesus e Maria iluminados, simbolizam a união de Maria a Cristo na sua Paixão. Ela participa agora na sua gloria no céu e intercede por nos que andamos em peregrinação sobre esta terra.

   Na abóboda do altar encontra-se a oração que Maria nos convida a rezar : " O Marie conçue sans pêché priez pour nous qui avons recours a vous " (" O Maria concebida sem  pecado rogai por nos, que recorremos a vos ") ; e o convite que nos dirige : " Venez au pied de cet autel la les graces seront repardues sur tous " (" Vinde aos pés deste altar, aqui as graças serão derramadas sobre todos ").

   Santa Catarina Labouré encontra-se depositada num relicário por baixo da imagem de Nossa Senhora do Globo, e esta vestida do habito que as Filhas da Caridade usaram até 1964.

   Santa Luisa de Marillac, co-fundadora das Filhas da Caridade , encontra-se, também num relicário na parte esquerda da capela com um bonito mosaico acima que exprime a sua grande devoção ao Espirito santo e a Paixão de Cristo . Uma frase escrita a dourado reproduz os seus últimos conselhos as Filhas da Caridade : " Tende grande cuidado no serviço dos Pobres, e sobretudo procurai viver numa grande união e cordialidade, amando-vos umas as outras, para imitar a união e a vida de Nosso Senhor, tomando a Santíssima Virgem como vossa única Mãe ."

   No lado esquerdo da capela encontra-se uma estatua de São Vicente de Paulo, rodeado de um mosaico simbolizando chamas de fogo, símbolo da caridade que ardia no seu coração. A todos, anunciava a Boa Nova de Cristo, não se contentando apenas em proclama-la, mas também em dar testemunho com o seu exemplo. é representado nessa estatua com crianças que recolhia nas ruas de Paris no século XVII. Atraiu muitas pessoas para o caminho da caridade e fundou a Congregação da Missão e a Companhia das Filhas da Caridade.

    A direita e a esquerda do santuário, dois medalhões em pedra lembram o martírio das Filhas Caridade mortas em Arras e Angers durante a Revolução Francesa.

    Esta capela é sem duvida digna de visita, caso tenham oportunidade, um local onde se " respira " Nossa Senhora !

 

Localização: 140, Rue du Bac 75340 Paris - França
Telefone: (+33) (0)145484361
Saída Metro: Sevres/Babylone (linha n° 4??)

 

Página Principal | O que é J.M.V.? | Onde existe? | Actividades | Links

© 1997-2003 J. Cura, JMV - Conselho Nacional - Portugal

[Voltar]